08/03/2016

Street Store

Olá!!

Já tinha esta publicação para fazer há imenso tempo mas como sabes não tenho passado muito por aqui...mas entretanto haverá mudanças!

Hoje venho falar-te do Projeto Street Store. Já tinha ouvido falar há algum tempo mas foi um post da Marlene - Mct-Beauty que me despertou novamente a atenção. Ela prontamente ajudou-me a contactar as pessoas responsáveis pelo projeto no Porto e em menos de nada estava a falar com a Cátia. E melhor que eu para te explicar tudo é a própria Cátia, que está responsável pela organização do evento no Porto. Convidei-a a responder a algumas questões para poder dar a conhecer ainda a mais pessoas o conceito. 


Como surgiu a ideia do Street Store?
Esta ideia já existe, nasceu em 2014 na África do Sul. Eu tive conhecimento do projecto através de um post num grupo vegetariano do Facebook, onde a Mafalda Lobato partilhava o vídeo original e perguntava se alguém se queria juntar a ela a organizar o mesmo em Portugal. Mais tarde tomamos conhecimento que outras pessoas já andavam a fazer o mesmo e, juntamo-nos ao André Rebelo e, mais tarde, à Paula Mendes.

Em que consiste o projeto? (tipo de apoio prestado, beneficiários do projeto, periodicidade)
Basicamente é uma loja de rua onde os sem-abrigo e famílias carenciadas podem adquirir roupas, calçado, livros, brinquedos, produtos para animais, produtos de higiene. Em Lisboa, também houve ao dispor serviços de cabeleireiro e enfermagem. Começamos com a ideia de realizar o evento uma vez mas, devido ao sucesso que obtivemos, decidimos avançar para uma segunda edição. Vamos tentar alargar os serviços nesta nova edição.

De que forma podem as pessoas ajudar?
De três formas distintas: 
    1- Divulgação/partilha do evento;
    2- Doação de bens;
    3- Voluntariado na loja. 

Quais são os principais artigos/produtos que necessitam?
Roupa, calçado, produtos de higiene, brinquedos, livros, mantas e comida para animais.

Têm pontos de recolha fixos onde possam ser entregues os produtos necessários?
No Porto estou eu e a Daniela a fazer a recolha das doações. Podem nos contactar através do email: portostreetstore.org@gmail.com

Quando e onde serão realizadas as próximas iniciativas?
A 2ª edição acontecerá a 23 de Abril de 2016 em diversas zonas do país: Porto, Braga, Lisboa, Coimbra, Aveiro, Guimarães

Algumas palavras finais que gostasses de deixar a quem está a ler esta entrevista?
Antes de mais gostaria de agradecer a oportunidade de falar sobre este projecto de solidariedade. Peço aos leitores a divulgação desta loja de rua para que possamos chegar ao maior número possível de pessoas. Ajudem-nos a ajudar! Não custa nada :-)

Obrigada Cátia pela disponibilidade!

Podes também acompanhar o projeto na página de facebook The Street Store Porto ou The Street Store - Portugal

Já sabes para onde encaminhar as peças a mais no guarda roupa... aproveita para fazer uma reciclagem e ajudar quem mais precisa!

3 comentários:

  1. Excelente iniciativa Mariana e mais uma vez se vê o teu bom coração por te associares.
    Vou fazer "limpeza" em breve e há sempre coisas em bom estado que já não usamos e que pode ajudar tanto quem mais precisa. Vou ver o que se arranja:)
    Um beijinho
    elisaumarapariganormal.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Adorei a ideia, o mundo precisa de mais pessoas como você, queria realmente poder ajudar mas moro no Brasil <\3

    http://idealizandolivros.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  3. Muito boa iniciativa :D todos devemos tentar ajudar
    Beijos

    http://nailsbyanas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar