31/12/2015

Leitura do mês - Educar com Mindfulness

Bem, antes de terminar o ano quero dar feedback da leitura que fiz este mês. 

De há uns tempos para cá tenho tentado manter a leitura regular, lendo pelo menos um livro por mês e quero manter esse hábito. Assim vou abrir uma rubrica aqui no blog - A Leitura do Mês - para vos dar a conhecer o que vou lendo.

Ultimamente a escolha tem recaído muito em livros de desenvolvimento pessoal, é uma área que gosto de explorar. A última leitura pode dizer-se que também tem muito de desenvolvimento pessoal apesar de não ser o tema principal.

"Educar com Mindfulness" é um livro da Mikaela Övén que recomendo. Alia informações sobre mindfulness e a parentalidade. 


2016 em grande...

Esta é uma publicação que irei atualizando ao longo do ano. Sempre que me lembrar de algo a acrescentar ou sempre que concretizar algo.

Será uma publicação sobre o que quero concretizar em 2016, desde as coisas mais simples àquelas que exigirão o meu empenho e dedicação. A ordem de colocação aqui nada tem a ver com o grau de importância ou ordem de realização. Essa tarefa, de organizar os objetivos e definir prazos será depois feita na minha agenda, que terei depois oportunidade de mostrar. 


  • Renovar a sala
  • Realizar ações de voluntariado
  • Formação em Parentalidade Consciente/Positiva
  • Formação em Pinturas Faciais
  • Formação em Primeiros Socorros Pediátricos
  • Fazer patinagem no gelo (esta é para experimentar já em Janeiro, aproveitando as pistas de natal)
  • Sessões de cinema infantil com a pequenada da família
  • Criar espaços de arrumação/organização em casa
  • Praticar Pilates 
  • Continuar a ler livros (pelo menos um por mês)
  • Assistir a (pelo menos) um concerto de música
  • Assistir a (pelo menos) uma peça de teatro
  • ...

O que planeaste para 2016?



30/12/2015

Vamos poupar...

Olá!

Um novo ano aproxima-se e quero partilhar contigo uma estratégia que usei este ano e me ajudou muito a conseguir cumprir o pagamento daquelas despesas anuais (seguro do carro, da casa, IMI, IUC, outras despesas pessoais que possam ter).

Sim, é certo que poupar quando se tem que gerir apenas um ordenado (e por vezes menos que isso) pode ser complicado. Mas para assegurar que temos forma de pagar estas despesas é importante planear e é aqui que entra a estratégia/ferramenta que usei. 

Então, numa folha regista todas as despesas anuais (seguros, IMI, IUC...), o valor a pagar e a data para pagamento. Pode ser feito à mão ou no computador.

29/12/2015

Novo Look

Bem, hoje será dia para mudar de corte de cabelo...radicalmente! Neste momento tenho o cabelo ondulado mas sendo ele naturalmente hiperliso já começa a ficar estranho e com um aspeto pesado. Além disso, apesar de gostar de cabelos compridos a mim não me favorece por ter o rosto fino. 

Então, hoje acordei decidida a mudar. Não sou dada a mudanças de cor nem madeixas (já fiz mas para já opto por manter a cor natural que já de si tem reflexos e gosto muito). Mas no que toca ao corte não costumo ter grandes problemas em mudanças. Penso "O cabelo volta a crescer" e deixo nas mãos da cabeleireira.

O meu único receio é por vezes o cabelo não ficar como imaginamos (como nas fotos que vemos por exemplo) porque obviamente todos os cabelos são diferentes e terão comportamentos diferentes. E o meu cabelo é muito liso! De qualquer das formas decidi optar por um corte curto (ainda vou pedir aconselhamento à cabeleireira para perceber se se adaptará ao meu cabelo. Tenho receio que fique demasiado "escorrido").

A inspiração recairá no modelo da foto abaixo, um pouco a relembrar o corte que usava SEMPRE em criança. :)

E entrar no novo ano com uma mudança de visual será um bom príncípio. Acho que nunca fiz mudanças de visual no final do ano. 





























O que te parece?

Também és aventureira no que respeita à mudança de visual ou mais moderada e fiel ao mesmo estilo?


28/12/2015

Feedback




















































Uma das minhas ocupações neste momento passa pela animação infantil, atividade que adoro fazer!

Entre pinturas faciais, modelagem de balões, danças e jogos...há sempre muita diversão.

O entusiasmo das crianças durante as festas e o carinho, gratidão e reconhecimento do nosso trabalho pelos adultos no final são a garantia que estou a fazer um bom trabalho. Mas o mais importante é estar sempre recetiva aos conselhos ou sugestões que possam surgir.

Partilho contigo (com a devida autorização, ainda que não identificada nem divulgadas as referidas fotos) um comentário enviado por email por uma mãe com quem tive o prazer de me cruzar numa das últimas festinhas:

"Cara Mariana,

muito obrigada pelas fotografias.
O ar sério e comprometido do meu filho é de quem levou este momento muito a sério.
Não imagina o orgulho com que entrou em casa.

Muito obrigada e parabéns pelo seu talento e paciência com os miúdos."

Muito obrigada eu pela fantástica oportunidade de poder fazer algo que gosto!

18/12/2015

Cadernos, blocos e bloquinhos

Bem, tenho que admitir...sou super fã de todo o tipo de cadernos, caderninhos, blocos, agendas. Grandes, pequenos, mini ou micro!

Hoje não resisti e comprei estes dois.


O mais pequeno (não que o segundo seja muito grande!! - A7 o pequeno, A6 o maior) vai andar sempre comigo na carteira para não perder nenhuma ideia luminosa ou aqueles pensamentos que, se não anotarmos no momento, não nos lembramos mais :)

O maior vou usá-lo como livro de frases, pensamentos, objetivos, sonhos, reflexões...será o livro da minha história durante este ano (ainda não sei se não vou comprar um de tamanho A5).

Entretanto a saga em busca da agenda "perfeita" continua...gosto de começar o ano com uma agenda nova. Ainda tenho tempo. Alguma sugestão?

Também és fã deste tipo de cadernos? Adorava saber a tua opinião. Quem sabe o pai natal não está generoso :)

Written by Joana

Obrigada! É a primeira coisa que me vem à cabeça neste momento. Obrigada Joana pelo fantástico trabalho que fizeste aqui no blog. 

Ficou com um visual que é mesmo a minha cara. Adoro!

Este é um passo muito importante para mim pois há muito tempo que penso em criar um blog onde possa mostrar o que gosto de fazer, refletir sobre os temas que me apaixonam, dar dicas e, quem sabe...poder inspirar quem me acompanhará desse lado. 

E que melhor altura que esta para iniciar uma nova fase? E como o título do blog indica "Make it Happen"... é isso mesmo...Faz Acontecer - Não deixes para amanhã o que podes fazer hoje!

Se é a primeira vez que ouves falar no trabalho da Joana deixo o link para o blog dela onde podes ficar a par de todas renovações fantásticas -Written by Joana 



17/12/2015

21 dias

E 21 dias para quê, perguntas tu.

Segundo a teoria de Maxwell Maltz 21 dias é o número de dias necessário para se implementar um hábito. É o tempo necessário para o cérebro assimilar essa repetição.

Por exemplo, queres acordar mais cedo mas a cama é tão quentinha (deixa lá, também sofro desse mal). Para conseguires estabelecer o "acordar cedo" como hábito, como parte da rotina, então tens que o fazer durante 21 dias (pode ser uma adaptação gradual desde que cumpras durante os 21 dias). 
Quando deres conta já se tornou um hábito!

No meu caso, mais que acordar cedo o desafio é deitar cedo, portanto será por aí que vou começar.

Mas podes usar esta técnica para qualquer coisa que tenciones implementar na tua rotina - exercício físico, comer mais legumes/fruta, tomar o pequeno almoço sem pressas, a dica dos 15 minutos para arrumar a casa... tudo o que queiras começar a fazer ou deixar de fazer.

21 dias...por onde vais começar?

(Des)Educação

Há uns dias atrás, num evento em que tive oportunidade de participar assisti a algumas situações (com crianças) que me deixaram a pensar.

Partilho uma dessas situações contigo. A menina estava a fazer um jogo que exigia alguma perícia, concentração e persistência. Estava mesmo entusiasmada e decidida a conseguir ou pelo menos a tentar quando a mãe lhe faz o seguinte comentário: "Deixa lá filha, desiste. Isso é muito difícil. Faz de conta que conseguiste!".

Ahhh!??! É deste modo que se pretende preparar as crianças para o futuro? "Desiste. É muito difícil". Consegues imaginar o impacto que esta e outras afirmações semelhantes podem ter em situações futuras? Este tipo de atitude quando fomentado e repetido diversas vezes vai "gravar" na cabeça da criança a que "quando é muito difícil é altura de desistir". Será que é mesmo isso que queremos?

Este é um tema para refletir muito por aqui neste nosso cantinho e terei oportunidade de dar outros exemplos. Mas para já deixo algumas questões a título de reflexão:

"Estaremos a preparar devidamente as nossas crianças para o futuro?"

"Já parei para pensar no real impacto do que o que eu digo hoje pode ter na criança amanhã?"

"O que podemos/devemos fazer para ajudar a criança a desenvolver as suas competências?"  

Porque temos o poder e o dever de fazer a diferença... Make it Happen!

Organiza-te!

Sou uma pessoa organizada. Dizem. Por vezes, confundido com um pouco de obsessão/compulsão! Realmente gosto de organização. Sem dúvida. O que não significa obrigatoriamente que seja sempre super organizada. Ahahahaha
Termos a casa organizada interfere também com a nossa organização interior. O "destralhar" um armário pode ser uma excelente terapia. Já experimentaste? Vais ver que resulta. Mas é importante que estejas no processo de organização a 100%, que não o faças contrariada. Neste caso, o resultado final pode não ser exatamente o esperado. Voltarei a este assunto focando alguns pontos que podem ser importantes para ti.

Deixo algumas dicas básicas para manter armários, gavetas e a casa em geral organizada:
  • Destralha. Faz uma seleção (mas faz mesmo!) do que queres manter, do que podes dar e do que é lixo.
  • "Cada coisa no seu lugar". É muito mais fácil manter tudo organizado se cada objeto tiver o seu lugar e voltar sempre para o mesmo espaço após ser usado. Se ainda não o fazes, experimenta!
  • Reserva 15 minutos do dia para arrumar o que está à vista e fora do sítio (roupa, papéis, correspondência, brinquedos, revistas...). Arruma mantas e/ou almofadas que tenhas nos sofás. Quanto mais deixares acumular mais custoso será depois.
Foram úteis estas dicas ou já costumas fazer assim?


Make it Happen!


16/12/2015

Voluntariado Monte Mágico

Hoje venho falar-vos de algo que já há muito desejava fazer: voluntariado. Já tinha colaborado com uma associação na recolha de alimentos, mas desta vez foi um evento. Provavelmente ouviram falar do evento de natal Monte Crasto Monte Mágico em Gondomar. Quando vi a publicação a pedir voluntários enviei de imediato email a disponibilizar a minha ajuda. É um evento pensado para criar momentos mágicos para quem visita o espaço. É verdade que este voluntariado não tem propriamente um cariz de solidariedade mas tendo em conta que se relaciona com crianças eu tinha que estar presente J

14/12/2015

Superação

Começo por vos contar esta história pois foi a partir daqui que algo mudou. Percebi que somos nós os responsáveis pelo nosso próprio sucesso e pelos nossos próprios falhanços. Mais que isso percebi que querendo, com muita força de vontade e acreditando que é possível conseguimos fazer qualquer coisa que nos proponhamos fazer.





Foi num dia de calor abrasador em pleno Agosto que decidimos visitar o tão falado “Passadiço do Paiva”. Sim, o local tem paisagens fantásticas, sim, estava demasiado calor para a aventura que nos esperava, mas o mais fantástico foi a prova de superação que alcancei nesse dia. Um pouco de loucura à mistura se pensar que não tinha qualquer treino nem tão pouco faço exercício com tanta frequência quanto gostaria (um tema para abordarmos mais para a frente)! Pois já estão a adivinhar… iniciei o percurso (sem ter a mínima noção do que me esperava). E fomos andando (foi um passeio em família em jeito de caminhada) ao mesmo tempo que apreciávamos as lindas paisagens. 

13/12/2015

Make it Happen

Olá! Bem vindo a este meu, nosso espaço. O meu nome é Mariana e criei este blog para funcionar como um espaço de partilha e reflexão. O título “Make it Happen” prende-se exatamente com a importância de “Fazer Acontecer”. Não deixar para amanhã. Porque quando damos conta já passou…um dia…uma semana…um mês…um ano! O tempo não espera.

Este blog pretende também ser, para mim, uma ferramenta para me lembrar disso mesmo – “Make it Happen”.

Ao longo do tempo irão ter a possibilidade de me conhecer um pouco melhor. Uma rapariga como tantas outras…com sonhos, dúvidas, angústias, conquistas, medos, desejos, aventuras…

Mostrarei um pouco de mim e do que gosto de fazer. Temas tão variados como educação e parentalidade, dicas de organização doméstica, animação e decoração de festas infantis, projetos “Faça você mesmo”.

Obrigada, desde já, por me acompanharem desse lado.

E nunca se esqueçam… Make it Happen!