30/12/2015

Vamos poupar...

Olá!

Um novo ano aproxima-se e quero partilhar contigo uma estratégia que usei este ano e me ajudou muito a conseguir cumprir o pagamento daquelas despesas anuais (seguro do carro, da casa, IMI, IUC, outras despesas pessoais que possam ter).

Sim, é certo que poupar quando se tem que gerir apenas um ordenado (e por vezes menos que isso) pode ser complicado. Mas para assegurar que temos forma de pagar estas despesas é importante planear e é aqui que entra a estratégia/ferramenta que usei. 

Então, numa folha regista todas as despesas anuais (seguros, IMI, IUC...), o valor a pagar e a data para pagamento. Pode ser feito à mão ou no computador.

O próximo passo é calcular quanto tens que poupar mensalmente para teres o valor necessário na data de pagamento das referidas despesas. Por exemplo:

IMI - 170€ - Abril (170€ : 4 meses = 43€)
Seguro da Casa - 80€ - Julho (80€ : 7 meses = 12€)
Seguro do Carro - 200€ - Outubro (200€ : 10 meses = 20€)
IMI - 170€ - Novembro (170€ : 11 meses = 15€)

Com base neste exemplo, teríamos que poupar mensalmente:

Até Abril  - 90€
De Maio a Julho - 47€
De Agosto a Outubro - 35€
Em Novembro - 15€

Esta é a forma linear de usar esta ferramenta. No entanto, e de acordo com o volume de despesas que tenhas e da sua distribuição ao longo ano (se estão mais concentradas em alguns meses, se estão espaçadas ao longo do ano) é possível criar uma tabela para equilibrar o valor a poupar mensalmente (para evitar valores iniciais muito altos em relação aos últimos meses).

Feito este planeamento, usa um envelope para cada despesa. Escreve na frente do envelope a que se destina e o valor total. Dentro de cada envelope podes colocar uma folha onde vais anotando mensalmente o valor que vais poupando (é uma questão de compromisso). O ano passado comprei uma caixa toda gira onde coloquei todos os envelopes. Este ano vou voltar a usar o mesmo sistema com uma pequena alteração. Criei a tabela para poupança anual de forma a poupar mensalmente sempre o mesmo valor, e assim assegurar o pagamento das respetivas despesas e ainda criar uma poupança extra para alguma situação extra que possa surgir.

Vou deixar aqui a tabela que fiz para ilustrar melhor o que expliquei acima. Neste caso, percebes que nos meses de Julho e Novembro o valor total a poupar é um pouco mais alto, contando com os respetivos subsídios a receber nesses meses (férias e natal)























Foi clara a explicação? Parece-te útil?
Se precisares de alguma ajuda mais detalhada terei todo o gosto em ajudar!

Esta é uma estratégia que pode ajudar muito. A mim ajudou!!


3 comentários:

  1. Gostei de ver a forma como planeias e é uma excelente dica.
    Beijinhos
    elisaumarapariganormal.blogspot.com

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  2. Dicas para poupar são sempre bem vindas!

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

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    1. Obrigada Isa. Vai acompanhando pois vão surgindo mais dicas.

      E esta estratégia já não dispenso, principalmente porque só há um ordenado fixo cá em casa para gerir. É importante planear para evitar apertos naqueles meses "mais complicados".

      Beijinhos :)

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