Bem, antes de terminar o ano quero dar feedback da leitura que fiz este mês.
De há uns tempos para cá tenho tentado manter a leitura regular, lendo pelo menos um livro por mês e quero manter esse hábito. Assim vou abrir uma rubrica aqui no blog - A Leitura do Mês - para vos dar a conhecer o que vou lendo.
Ultimamente a escolha tem recaído muito em livros de desenvolvimento pessoal, é uma área que gosto de explorar. A última leitura pode dizer-se que também tem muito de desenvolvimento pessoal apesar de não ser o tema principal.
"Educar com Mindfulness" é um livro da Mikaela Övén que recomendo. Alia informações sobre mindfulness e a parentalidade.
Tive conhecimento deste livro numa pesquisa que fiz sobre parentalidade positiva e tive que o comprar! A questão do mindfulness era novidade para mim (e ainda tenho muito a aprender!). Mindfulness pode ser traduzdo com "Atenção plena" e é isso mesmo... dedicarmos atenção total nas atividades que nos envolvemos, estarmos a 100%.
Por exemplo, quando estás a cozinhar, estás só a cozinhar e a desfrutar do que fazes estás a pensar na roupa para estender, no banho dos miúdos, nos emails por responder...enquanto descascas batatas? Sim, é realmente impressionante percebermos que muito raramente ESTAMOS no momento. Os nossos pensamentos parecem ganhar autonomia própria e levam-nos para todo o lado menos para o que estamos a viver...o Presente!
Se pensarmos nesta prática associada ao papel de ser PAI/MÃE percebemos a importância que tem. Quantas vezes nos queixamos com falta de tempo e quando damos por isso estamos a desperdiçar tempo?
Mais importante que a quantidade de tempo é a qualidade do tempo que passamos com as crianças. Estar a 100% com a criança é estar presente nesse momento. Não é estar a brincar com a criança e estar a pensar o que vai fazer para o jantar.
Experimenta estar a 100% em cada momento do teu dia. Sempre que sentires que os pensamentos estão a surgir refoca-te na atividade que estás a realizar. Vais começar a sentir uma grande diferença.
E, isto é uma excelente forma de meditação.
Não me vou alongar mais pois este é um tema que voltaremos a falar com certeza.
Também tens o hábito de ler? Que tipo de leitura te interessa mais?
Parece ser bom ;) fica a dica ;)
ResponderEliminarBeijinhos
elisaumarapariganormal.blogspot.com
Eu gostei muito de o ler pois ensinou-me coisas sobre as quais nunca tinha pensado.
EliminarÉ direcionado para a parentalidade mas penso que se adequa a todos os que convivam com crianças mas não só!
Beijinhos Elisa :)
Nossa parece ser um livro muito bom, eu não consigo manter a atenção total no que estou fazendo, tipo, se to fazendo algo, estou pensando em uma outra coisa, amei seu blog e estou seguindo beijos http://www.blogdaxavier.com.br/
ResponderEliminarOlá Carolina, obrigada e bem vinda a este nosso espaço.
ResponderEliminarSim, o livro é sem dúvida fantástico. Terei oportunidade de voltar a falar deste tema e outros que te podem ajudar nessa dificuldade de concentração. :)
Já estou a seguir o teu blog e vou com certeza aproveitar muitas dicas.
Beijinhos...um excelente 2016!