17/12/2015

(Des)Educação

Há uns dias atrás, num evento em que tive oportunidade de participar assisti a algumas situações (com crianças) que me deixaram a pensar.

Partilho uma dessas situações contigo. A menina estava a fazer um jogo que exigia alguma perícia, concentração e persistência. Estava mesmo entusiasmada e decidida a conseguir ou pelo menos a tentar quando a mãe lhe faz o seguinte comentário: "Deixa lá filha, desiste. Isso é muito difícil. Faz de conta que conseguiste!".

Ahhh!??! É deste modo que se pretende preparar as crianças para o futuro? "Desiste. É muito difícil". Consegues imaginar o impacto que esta e outras afirmações semelhantes podem ter em situações futuras? Este tipo de atitude quando fomentado e repetido diversas vezes vai "gravar" na cabeça da criança a que "quando é muito difícil é altura de desistir". Será que é mesmo isso que queremos?

Este é um tema para refletir muito por aqui neste nosso cantinho e terei oportunidade de dar outros exemplos. Mas para já deixo algumas questões a título de reflexão:

"Estaremos a preparar devidamente as nossas crianças para o futuro?"

"Já parei para pensar no real impacto do que o que eu digo hoje pode ter na criança amanhã?"

"O que podemos/devemos fazer para ajudar a criança a desenvolver as suas competências?"  

Porque temos o poder e o dever de fazer a diferença... Make it Happen!

Sem comentários:

Enviar um comentário